O deputado estadual Mauro de Nadal (MDB-SC) compartilhou suas iniciativas e projetos em andamento durante uma entrevista recente. Entre os temas abordados, destacaram-se suas ações voltadas para a causa do autismo, a Escola do Legislativo, o projeto Alesc Itinerante, questões ambientais e o desenvolvimento da região Oeste de Santa Catarina.
De Nadal relatou que um projeto de lei de sua autoria, que criou a carteirinha do autista, já resultou na emissão de aproximadamente 30 mil carteirinhas em Santa Catarina.
O objetivo da carteirinha é garantir tratamento diferenciado para autistas e seus familiares em locais públicos, como filas e transportes coletivos. “A carteirinha dá uma certa prioridade no momento de chegar nessa fila para que ele possa ser atendido de forma preferencial”, explicou o deputado.
Outro projeto de lei de autoria de De Nadal, já aprovado, dispensa a necessidade de renovação semestral do laudo médico que atesta o autismo. “Não há necessidade de nós termos um laudo a cada seis meses”, justificou o deputado.
Além disso, ele também mencionou a aprovação de uma lei que garante sessões de cinema adaptadas para autistas em Santa Catarina. “Cinemas adaptados, com volume mais baixo, com menos ruído, adaptado à sua condição”, detalhou.
Sobre a Escola do Legislativo, De Nadal, que já foi presidente e atualmente é diretor da instituição, explicou que o objetivo é “formar cidadãos, adolescentes, jovens, dentro do processo político”.
A escola oferece cursos gratuitos sobre diversos temas, como tramitação legislativa, esferas de governo, cidadania e educação moral e cívica. “A escola ministra todos esses trabalhos, quer seja presencial ou online, todos eles de forma gratuita, não tem custo nenhum”, afirmou o deputado.
De Nadal também comentou sobre o projeto Alesc Itinerante, que leva a estrutura da Assembleia Legislativa para diferentes regiões do estado. “Nós saímos aqui do Palácio Barriga Verde, aqui em Florianópolis, e vamos ao encontro do cidadão catarinense”, explicou.
Segundo o deputado, o projeto permite que a sociedade civil participe ativamente das discussões e apresente sugestões para o desenvolvimento de suas regiões. “Nesses encontros, a gente permite com que a sociedade fale sobre determinados projetos sobre desenvolvimento de suas regiões, geração de oportunidades em suas regiões”, disse.
Em relação às questões ambientais, De Nadal relatou sua visita ao Pará para discutir a participação de Santa Catarina na COP30. O deputado defendeu que o estado catarinense, com suas características de pequena e média propriedade rural e preservação ambiental consolidada, merece ter sua realidade considerada nas discussões sobre preservação ambiental.
“O nosso agricultor já fez o seu tema de casa, e em cima dessa pequena e média propriedade, nós somos hoje um Estado com um alcance internacional, quando se fala em alimentos, muito considerado”, argumentou.
Por fim, De Nadal abordou a questão do desenvolvimento da região Oeste de Santa Catarina, mencionando obras em rodovias estaduais e federais. “Dá para se dizer de que nós estamos tendo uma atenção toda especial aí na região quando se fala em rodovias, ainda bem que saiu do papel depois de muitos e muitos anos de trabalho e de reivindicações”, comemorou o deputado.
0 comentários