Momento Agronegócio: oferecimento Cooper A1 e Sicoob Oestecredi
Na noite de 26 de fevereiro, a comunidade de Santa Lúcia, em Palmitos, sediou um evento de agronegócio focado no fechamento da safra 24/25 e construcao da safra 25/26. O encontro, organizado pela Cooperativa A1 juntamente com as parceiras Bayer e Agroeste, reuniu mais de 250 pessoas das unidades de Palmitos, Caibi, Riqueza e Mondaí, com o objetivo de disseminar conhecimento sobre o manejo da cultura do milho.
Dagimar Furlaneto, engenheiro agrônomo da Cooperativa 1, destacou a importância do evento para levar “um pouquinho do conhecimento para os produtores”, abordando temas como manejo de pragas e doenças. “Mostrar o manejo de pragas, manejo de doenças, manejo da cultura do milho em si e levar também um pouco mais de conhecimento para dentro das propriedades”, afirmou Furlaneto.
A programação contou com palestras das empresas parceiras Bayer e Agroeste, que apresentaram estratégias e tecnologias para o controle de ervas daninhas, pragas e doenças na cultura do milho. “A gente abordou bastante sobre quais estratégias e quais tecnologias a gente pode utilizar para o controle de ervas daninhas, para o controle de pragas e para o controle de doenças”, explicou Cesar Lauschner representante da Bayer.
O evento foi considerado um sucesso de público, com o salão da comunidade lotado.
A Cooperativa A1 aproveitou a ocasião para lançar uma campanha para a safra 2025-2026, convidando os produtores a buscarem a cooperativa para “a melhor opção para o manejo deste ano do milho”. As empresas parceiras também se colocaram à disposição dos produtores para a construção de “uma safra 2025, 2026 com muito êxito”.
Na oportunidade, também foram entrevistados o Mário Grisotti, gerente de cereais e insumos da CooperA1, e Luiz Borsoi, engenheiro agrônomo e representante comercial da Agroeste.
Mário Grisotti, gerente de cereais e insumos da CooperA1, destacou a satisfação com os resultados da safra, mencionando a boa produção de milho e a perspectiva positiva para a soja. “Nós, inclusive, do oeste catarinense aqui, somos até um tanto privilegiados, porque o clima atrapalhou um pouco, mas nem tanto”, afirmou Grisotti, contrastando a situação com a região das Missões, no Rio Grande do Sul, onde o clima teve maior impacto.
A programação do evento incluiu discussões sobre a perspectiva do milho, manejo da cultura e divulgação de resultados de híbridos da Agroeste. Segundo Grisotti, a iniciativa visou fornecer informações relevantes para auxiliar os produtores no planejamento da próxima safra. “E dando essa perspectiva para o produtor, ele certamente tem condições de fazer uma decisão mais correta”, observou.
Luiz Borsoi, engenheiro agrônomo e representante comercial da Agroeste, ressaltou a parceria com a CooperA1 e o objetivo do evento em celebrar os resultados da safra 2024-2025 e projetar a safra 2025-2026. “É um evento que a gente celebra a Safra 24-25, que foi uma Safra de excelentes resultados na cultura do milho, e já projeta a Safra 25-26, pensando lá na frente, atentando o agricultor a que tomada de decisão ele deve tomar”, explicou Borsoi.
Sobre a divulgação de resultados de híbridos da Agroeste, Borsoi informou que foram apresentados oito híbridos de milho comerciais adaptados à região, cada um com diferentes propósitos, como produção de grãos ou silagem, e ciclos de cultivo variados. “O agricultor que teve aqui, ele foi bem atendido com o portfólio da Agroeste, o portfólio completo, acaba fazendo com que o agricultor tenha segurança e retorno do seu investimento”, concluiu Borsoi.
0 comentários